Prefeitura de Barreirinhas planeja implantar voucher digital em 2015

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e os demais atrativos que a cidade de Barreirinhas oferece ao turista será uma experiência mais ordenada a partir do próximo ano. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae e Care Brasil, está viabilizando a implantação do voucher digital e conta com a participação efetiva dos empresários do trade e entidades representativas, além dos órgãos que compõem a administração pública. 

O voucher é o bilhete de acesso do visitante aos atrativos e constitui-se, juridicamente, como um documento de arrecadação fiscal. Em Barreirinhas, a implantação do voucher digital unificará os preços dos serviços das atividades turísticas, ao passo que permitirá ao poder público melhorar a acessibilidade e a infraestrutura nos atrativos, bem como o cumprimento das legislações de proteção ambiental e a fiscalização da qualidade dos serviços prestados pelas empresas que atuam no segmento do turismo.

Neste primeiro momento, a Prefeitura de Barreirinhas, em parceria com o Sebrae e a Care Brasil, prossegue com os processos necessários para o recadastramento empresarial que irá ocorrer com os prestadores de serviços turísticos da cidade. Neste sentido, o poder público, por meio das Secretarias Municipais de Finanças e Turismo, iniciou conversa com uma empresa de serviços contábeis, que já trabalha para o Município – a BR Ativos, para que idealize o formulário de recadastramento contemplando informações primordiais para a realização da ação e preencha as expectativas de ordenamento do turismo local.  

“O recadastramento empresarial é dos primeiros passos para a implantação do voucher digital, pois irá detectar quem ainda está na informalidade, dando a este o prazo para formalizar suas empresas e integrar o pool de prestadores de serviços cadastrados para atuar na atividade turística do município. Além disso, vai nos dar, como poder público, a verdadeira radiografia do que temos de empreendimentos no município, o que vai favorecer o planejamento para futuros projetos da gestão municipal”, destaca o secretário adjunto de Turismo de Barreirinhas, Régis Reis júnior.

No passado, uma tentativa de implantação do voucher em Barreirinhas foi viabilizada, porém sem sucesso. “Hoje, o processo é diferente. Estamos em outro momento, até mesmo de conscientização dos empresários que querem mudanças”, salienta o secretário adjunto de Turismo.

 

Relatório de consultoria

 

O Sebrae efetivou, recentemente, uma ampla consultoria sobre Formação de Preços de Vendas, junto aos prestadores de serviços de Barreirinhas que estão inseridos no Projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios, destacando vários pontos – da infraestrutura ofertada aos visitantes até ao preço praticado para as visitas aos atrativos, passando pelo levantamento dos custos do empreendedor, tributos, implantação do voucher e outros. A compilação dos resultados desse trabalho foi repassada em reunião ao secretário adjunto de Turismo, Régis Reis Júnior e ao representante da Care Brasil, João Martins, pela coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae no município, Flávia Nadler, e pela consultora que realizou o estudo, Maria Aparecida Moreira.

“Foi constatado, por exemplo, que o preço praticado pelos prestadores de serviço está defasado há mais de 12 anos. Com os valores praticados, não é possível se fazer um turismo de qualidade por parte dos prestadores de serviços. É necessário ajustes de valor, assim como melhorias urgentes na qualidade do serviço ofertado, principalmente no que diz respeito à segurança do visitante”, ressaltou a consultora do Sebrae.

O poder público de Barreirinhas acredita, por sua vez, que somente com o diálogo e mantendo a linha de comunicação aberta com o trade e demais entidades representativas, vai conseguir superar os gargalos e prosseguir com as ações quanto ao ordenamento turístico da cidade.

 

Fonte: Samme Ribeiro - Unidade de Marketing e Comunicação/ Sebrae MA

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!